quarta-feira, 5 de maio de 2010

Preparação de Vara de Pescar

Vara Killer com Low Rider - Troca dos Passadores

Chegaram os passadores low rider e a linha verde que encomendei. Está na hora de modificar a Vara Albatroz Killer de 4,05m.

Na foto a cima estão os passadores, a vara, com os primeiros passadores já retirados, e a linha.

Os bons resultados com a troca para low rider na vara Raibow Coral, clique aqui para ver o teste, me encorajaram para a troca também na Killer pois até então eu nunca tinha lançado uma parada (chicote) de três anzóis grandes, iscados com pititinga boca-de-galo (manjubas grandes) e chumbada de 125 gramas a 125 metros de distância.

Como a vara Killer é de um tamanho menor que a vara Coral, eu não quis utilizar o mesmo sistema de proporcionalidade em relação a uma vara da Colmic para determinar o espaçamento entre os passadores, pois Colmic não tem varas de 4,05 m com low rider. Clique aqui para ver como foi feita a proporcionalidade da distância entre os passadores.

Pesquisando na NET achei no fórum Surf Talk uma tabela, atribuída à Fuji, com uma fórmula para cálculo do espaçamento entre os passadores low rider em varas com altura para o molinete diferentes de 88cm, que é justamente o caso da Killer, que tem 81 cm, e me dou muito bem com essa altura. A tabela está a seguir:


Como é utilizada a fórmula da Fuji para o espaçamento dos passadores:
  • Toda a fómula se baseia em uma constante obtida pela divisão da distância padrão entre a ponteira e o primeiro passador a partir do molinete, 197 cm, em uma vara padrão de 4,05m, que é o componente "A" da fórmula, pelo resultado da subtração do tamanho total da vara menos 1,20 cm e menos distância da extremidade do cabo da vara até o eixo do prendedor do molinete, que é componente "B" da fómula, multiplicado pelo espaçamento padrão entre os passadores, ou seja, os componetes "a", "b", "c", "d", "e" e "f".
Aplicando a fómula na vara Killer de 4,05m, a qual teremos:
  1. A=197 (medida padrão)
  2. B= 405 - 81 - 120 = 204
  3. Constante = 204 / 197 = 1,04
Teremos então para cada espaçamento
  1. "a" = 1,04 x 60 = 62,5 cm
  2. "b" = 1,04 x 47 = 48,9 cm
  3. "c" = 1,04 X 33 = 34,3 cm
  4. "d" = 1,04 x 23 = 23,9 cm
  5. "e" = 1,04 x 18 = 18,8 cm
  6. "f" = 1,04 x 16 = 16,6 cm
De posse dessas medidas, comecei a montar os passadores na vara e....deu zebra!

Como a intenção é utilizar a vara também com carrretilha, onde os passadores atuam na parte de cima da vara, o espaçamento obtido com a fórmula da Fuji é por demais longo e à uma média flexâo da varaa linha já encosta no blank (corpo da vara). Veja a foto abaixo.

Não há erro na fórmula da Fuji, o que há é que ela só se aplica a varas para molinetes, já que se comportou assim em uma vara de ação ultra rápida como a Killer, imagine em uma vara de ação lenta. Para saber o que é "ação da vara", clique aqui.

Em sendo assim, como não possuo passadores extras para colocar, o jeito que há é retornar ao espaçamento proporcional com a vara da Colmic, ou seja, o mesmo método que usei para definir o espaçamento dos passadores na vara Rainbow Coral. A tabela de espaçamento então ficou assim para o segmento de 1,33 m da vara Killer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário